Overblog Suivre ce blog
Editer l'article Administration Créer mon blog

Jornal de Cantanhede n° 400 13/02/1897 p3 Aggressões graves

- Na noite de sabbado para o domingo houveram diversas agressões graves em alguns individuos d’esta villa. Um dos aggredidos está gravemente doente. Parece que algumas das aggressões foram devidas a andarem os aggredidos proferindo inconvenencias, a que vulgarmento chamam pulhas do Entrudo, e dirigidas a certas e determinadas pessoas. Se taes pulhas são censuraveis, ainda mais censuraveis são taes aggressões. Umas e outras podiam ser prevenidas pela policia.

 

Jornal de Cantanhede n° 403 06/03/1897 p3 Carnaval

- Passou com muito socego em todo o concelho a epoca carnavalesca. Não houveram exhibições que merecessem attenção, e a chuva veiu contribuir para enm pelas ruas apparecerem os costumados mascaras sempre semsaborões. Felizmente, ‘nesta villa, devido á iniciativa dos srs. Recebedor e escrivão de fazenda do concelho, coadjuvados por outros cavalheiros, e animados com a boa vontade das damas d’aqui e da Pocariça, houveram tres animadissimos bailes, aos quaes concorreram não só quase todoas as familias mais gradas d’esta villa e d’aquelle logar, mas de Mira, Tentugal e Montemôr-o-Velho. Dançou-se até á madrugade tanto no domingo, como na sugnda e na terça-feira, não havendo uma nota discordante entre aquella grande reunião, que timborou pela cordealidade entre todos os convivas. Felicitamos os illustres cavalheiros, iniciadores da magnifica diversão, pela sua tão bem cabida lembrança, e não menores felicitações merecem os que cooperaram com tão boa vontade para as apraziveis noites dos tres dias do carnaval.

 

Jornal de Cantanhede n° 453 19/02/1898 Pulhas

- Não ha muito tempo que ‘nesta villa foram aggredidos e sériamente maltratados uns individuos a quem instigaram para ir ás portas de diversas pessoas, de noite, descredital-as com factos de pura invenção, empregando ás vezes palavras obscenas, e e maltas vozes. E’ a isto que chaman pulhas. No corrente anno, e agora pelo carnaval, que é a épocha que escolheu para serviço de tão mau gosto, principiaram as taes pulhas. Pois que sejam bem vindas, já que muitos gostam de brincadeiras.

 

Jornal de Cantanhede n° 454 26/02/1898 p3 Carnaval

- Passou socegadamente em todo o concelho, para o que contribuiu bastante a chuva qua a tudo beneficiou. ‘Nesta villa, porque houve uma prisão, não appareceram os costumados pulhistas. Foram prudentes.

Tag(s) : #Cantanhede, #Cantanhede : Tradições, #Antigamente, #Cantanhede : Eventos

Partager cet article

Repost 0