Overblog Suivre ce blog
Editer l'article Administration Créer mon blog

Existe na Capela de S Tiago na Pocariça um ex-voto :

"Me. QUE FES S. THOME DA PUCARISA A Fr.co JOZE DE SEISA DO LUGAR DE OURENTÃA QUE INDO CONDUZINDO HUA PIPA NO CEU CARO E EMANQUECENDO LHE OS BOIS CE APEGOU COM ODITO Sto E LOGO SARARAM
ANNO DE 1829"

 

 

 

"Milagre que fez São Tomé da Pocariça a Francisco José de Seiça, do lugar de Ourentã, que indo conduzindo uma pipa no seu carro e manquecendo-lhe os bois, se apegou com o dito Santo e logo sararam

ano de 1829"

   

 

Jose-de-Seica--milagre--1829-color.jpg

 

 

 

Genealogia :

 

Segundo o Pe Manuel Antonio Marques na sua "Monografia da freguesia de Ourentã", esse Francisco José era filho de José Marques Gamela e Maria Joaquina, ambos de Ourentã.

 

Das minhas proprias pesquisas descobri ainda que ele nasceu a 25 de Janeiro de 1788.

 

Era Neto paterno de Manuel de Seiça e Maria Gomes (ou Ferreira, ou Marques), de Ourentã ; e materno de Francisco José Tanoeiro e Joaquina Thereza Marques de Ourentela (Cordinhã)

 

Ele teve vário irmãos : Manoel (1786), Joaquim (c1800), Domingos (1801), Maria, José. Todos deixaram descendência em Ourentã.

 

Casou com Maria Marques Perreira (c1787-1867), filha de Manuel Marques Simão e de Maria Pereira. Tiveram pelo menos dois filhos : Manoel de Seiça (1811) e Eusebio Seiça (ou Marques Gamela) (1829)

 

O filho Eusebio casou em 1862 com Maria Marques de Figueiredo (1824, Ourentela) e tiveram pelo menos uma filha : Libânia (1864, Ourentela).

 

E de notar que Francisco José moreu um mês depois de sua mulher, em 19 de Abril de 1867... Ele tinha 79 anos (e não 81 como dito na Monografia de Ourentã).

 

 

fontes :

- Pe Manuel Antonio Marques. Monografia da freguesia de Ourentã. Coimbra 1992. p70.

- pesquisas pessoais (José Marques Gamela e Maria Joaquina são meus 6° avôs)
- foto a cores :
Lumman 2006 in http://ccc.com.pt/cantanhede/pocaric.htm

 

 

 

Ver meu artigo sobre os acidentes de carros de bois

 

Tag(s) : #Cantanhede, #Cantanhede : Pessoas, #Ourentã, #Cordinhã

Partager cet article

Repost 0