Overblog Suivre ce blog
Editer l'article Administration Créer mon blog




1896


"Na tarde do dia 27 de Maio de 1896 passou na Pocariça, em direcção aos Covões, um formidavel ciclone, acompanhado de chuva torrencial e de granizo, que, sobretudo entre as Arrotas e a Fonte-Errada, causou enormes estragos nos milharais, vinhas e olivedos.

As chamadas Hortas da Pocariça, onde a agua chegou a atingir uma altura muito superior a um metro, estiveram durante largos dias inundadas.

Em frente delas esteve interrompido o trânsito na estrada dos Covões, que também ficou coberta de agua durante algumas horas.

Foi derrubado um muro que separava uma das Hortas do terreno baldio adjacente à estrada e algumas vinhas ficaram em tal estado que so passados dois anos puderam readquirir o seu antigo vigor. Oito dias passados, ainda se via muito granizo por derreter."


1939

"Também na tarde de 3 de Junho do corrente ano (1939) se desencadeou sobre Pocariça uma trovoada, como não havia memoria de outra igual.

A chuva torrencial que caiu, foi em tal quantidade que em poucos minutos ficaram completamente cobertas de agua a Praça do Comércio e as ruas de Santo Antonio e do Sara, e inundadas muitas casa de habitaçã.

O mesmo sucedeu às Hortas , em que a agua atingiu rapidamente uma altura tal que chegou à estrada, cobrindo-a por forma a impedir o trânsito. Muitos foram os prejuizos causados por tão grande trovoada, sobretudo na Praça e nas ruas, cujas calçadas ficaram sem saibro algum, oferecendo grande incomodo a quem por elas tinha de passar. Na memoria das pessoas mais idosas da terra foram estas as duas trovoadas que mais prejuizos causaram."



Fonte :
 - V. de Sa FRAGOSO. A freguesia da Pocariça do Concelho de Cantanhede - Apontamentos para a sua Historia. 1939 (réed. 1997) pp235-236.
Tag(s) : #Cantanhede, #Cantanhede : Eventos, #Pocariça

Partager cet article

Repost 0