Overblog Suivre ce blog
Editer l'article Administration Créer mon blog

 

1811

Assassinato do pároco de Ourentã, Padre Bernardo de Carvalho

 

 

 1860

" Concelho de Cantanhede. Crime classifidado de Insulto. Em 15 de Agosto de 1860, na igreja de Ourentã, « onde se festejava Nossa Senhora da Nazareth, tendo subido ao pulpito o reverendo coadjutor da freguesia de Cantanhede,.…, dirigido allusãoes, improprias do logar, ao presidente da Camara Municipal e a seos irmãos, que com elle estavam sentados defronte do pulpito : o referido sahindo para a rua e ao encontrar-se com o prégador escarrou-lhe na fáce, e dirigido ao adiministrador do concelho uma participação do occorrido. »

Salienta-se que a grave desconsideração de que o eclesiástico foi alvo terá decorrido da sua intromissão em domínios polémicos. "

 

 

1869

" Concelho de Cantanhede. Em 2 de Fevereiro de 1869, de noite, houve, naquela vila, uma desordem entre alguns indivíduos, ficando feridos dois deles, um dos quais, mais tarde, voltou a ser espancado «  e passando n’essa occasião junto dos agressores o parocho…., que se dirigia á egreja para ministrar um sacramento, e dizendo-les que não fizessem desordens, aquelles lhe descarregaram duas pancadas, de que lhe resultou um ferimento na cabeça e uma contusão no braço esquerdo. » Indicam-se dois « agressores ». "

 

 

Fontes :

- Revista de História das Idéias, vol.9, parte 2. Universidade de Coimbra : 1987. pp653-654

- SÁ FRAGOSO V. A Freguesia da Pocariça. (1939). p233

 

Meus Artigos :

Padre Bernardo de Carvalho

 

Tag(s) : #Cantanhede, #Cantanhede : Pessoas, #Cantanhede : Eventos, #Ourentã

Partager cet article

Repost 0