Overblog Suivre ce blog
Editer l'article Administration Créer mon blog

 

 

Jornal de Cantanhede N° 286, 8/12/1894 p3

Hydrophobia – Na quarta feira ultima, no lugar de Ourentã, d’este concelho, um pequenino cão inficionado de hydrophobia mordeu umas oito ou dez pessoas, sendo a primeira em quem morde unum peito e ‘numa perna uma mulher que ignorando o terrivel estado de fraldiqueiro, o levantara no regaço.

 

 

 

Jornal de Cantanhede N° 287, 15/12/1894, p3

Prevenção – Um dos individuos de Ourentã, mordido num braço por um cão que se suppões estivesse atacado de raiva, facto que noticiamos no numero anterior, foi na terça-feira, no comboio da tarde, para Lisboa, para alli ser convenientemente tratado. Por ordem do sr. administrador do concelho levou a cabeça do cão para ser presente no Instituo bacteriologico.

 

 

 

Jornal de Cantanhede N° 293 26/1/1895 p4

Hydrophobia – No visinho lugar da Povoa da Lomba, d’esta fregesia, consta que em um dos dias d’esta semana, um cão damnado mordera varias pessoas e alguns animaes.

Os feridos em vez de se dirigirem aos medicos d’este concelho afim de lhe serem prestados os soccoros que a medicina aconselha, foram todos para a praia de Mira. Queira Deus elles não se arrependam.

 

 

 

Jornal de Cantanhede N° 364 06/06/1896  p4

Cães damnados Tem continuado a apparecer cães atacados de hydrophobia, apesar das medidas ultimamente postas em pratica pela auctoridade administraviva d’este concelho e a quem pedimos não affrouxe na continuação das mesmas medidas. Ainda na terça-feira ultima, um cão enorme atacado da terrivel molestia, mordeu, segundo consta, algumas pessoas na freguesia de Cadima, sendo perseguido e alcançado além de Lemede, aonde o mataram.

 

 

 

Jornal de Cantanhede N° 472 02/07/1898 p4

Hydrophobia Deu entrada no Hospital do Arcebispo mas só com admissão provisoria, uma pobre mulher do Casal, freguezia do Bolho, chamda Joanna Ruiva, muito pobre, que foi no sabbado passado mordida horrivelmente por um cão que se suppose hydrophobo. Aquella desgraçada é completamente pobre, e foi ver se no Instituto da bactereologia a salvam das consequencias de tão funesto acontecimento.

 

Ver também :

http://pt.wikipedia.org/wiki/Raiva_%28doen%C3%A7a%29

Artigo Wikipédia : Raiva

Tag(s) : #Cantanhede, #Cantanhede : Eventos, #Cadima, #Bolho, #Ourentã

Partager cet article

Repost 0