Overblog Suivre ce blog
Editer l'article Administration Créer mon blog

 


"O evento religioso mais relevante que todos os anos ocorre em Cantanhede, desde ha muitas centenas de anos, é a FESTA DE NOSSA SENHORA DE VAGOS".

Na oitava da Festa do Divino Espirito Santo, muitas centenas de residentes na cidade e nos lugares limitrofes, deslocam-se para seu Santuario, implatado nos areais de Vagos e ja nas proximidades do mar.

Pode-se afirmar com toda a verdade que, até ha poucos de anos, rara era a casa que, nesse dia não enviava a tal Santuario a quase totalidade dos seus residentes, ou, pelo menos, um representante do respectivo agregado familiar.

E tanto foi assim que, enquanto Vagos fez parte do circulo judicial com sede em Cantanhede e por disposição régia, no dia da Festa de Nossa Senhora de Vagos, deslocavam-se à cadeia de Cantanhede, um clérigo, um representante da Justiça e um representante da Câmara Municipal de Cantanhede, para procederam à libertação de um preso."


No frontespicio do Palacio de Justiça de Cantanhede, um motivo escultorico lembra essa tradição, e faz directamente referencia à Nossa Senhora de Vagos. Vê-se os três representantes (religioso, justiça e municipal) a libertarem um preso, e no canto direito, Nossa Senhora.


Fonte :
FIGUEIRA Antonio. Memorias culturais de Cantanhede. 1998


Links :
http://www.mensageirosantoantonio.com/messaggero/pagina_articolo.asp?IDX=111IDRX=21

Festa de NS de Vagos

Meu artigo :

A Ponte de Vagos

Tag(s) : #Cantanhede

Partager cet article

Repost 0